jusbrasil.com.br
8 de Abril de 2020

Plano Municipal de Economia Criativa de Porto Alegre/RS

Porto Alegre/RS já conta com um Plano Municipal de Economia Criativa, objetivando orientar ações municipais para desenvolvimento e inclusão social.

Cristiano Prestes Braga, Advogado
há 5 anos

A cidade de Porto Alegre/RS dá um passo importante para se adequar à nova realidade econômica.

O governo municipal apresentou, recentemente, o Plano Municipal de Economia Criativa, coordenado pelo INOVAPOA através do Comitê Municipal de Economia Criativa, instituído mediante decreto e composto por 38 instituições, entre universidades, associações, secretarias municipais e empreendedores.

De acordo com o documento, os objetivos específicos a serem empregados na orientação das ações municipais no campo da Economia Criativa são:

  • Diagnosticar setores da Economia Criativa, seus contextos, indicadores, oportunidades e vocações.
  • Fomentar através do desenvolvimento econômico social e cultural os empreendimentos formais e informais de Economia Criativa como política pública de inclusão, inovação e sustentabilidade.
  • Aprofundar a construção de competências e difusão de conhecimentos da Economia Criativa nas diversas cadeias produtivas, envolvendo organizações formais e informais do mercado.
  • Oportunizar através do fomento público a regionalização do ciclo de criação, produção, distribuição/circulação e consumo/fruição dos diversos setores que envolvem a Economia Criativa, potencializando as vocações do município e incrementando Arranjos Produtivos Locais (APL). • Regularizar através de marcos legais o direito de uso dos bens e serviços criativos, promovendo um arcabouço jurídico favorável.

Algumas situações já estão em prática, indicando bons ventos no reconhecimento rápido da Economia Criativa como um fator importante de desenvolvimento da sociedade em diversos setores.

Para acessar o documento completo, clique: Plano Municipal de Economia Criativa de Porto Alegre/RS

Leia mais em www.cpb.adv.br/blog

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)